No dia 29 de julho de 2019, foi realizada a sessão do Projeto Vereador Idoso por um dia, instituído no município de Santo Cristo-RS, através da Resolução Legislativa de nº 006/2018, de 27 de dezembro de 2018. Seu início foi às 14hs, tendo por local a Sala das Sessões Ver. Pedro Kreutz.
Para esta sessão, foram selecionados entre os inscritos, 09 vereadores (as), os (as) quais executaram as funções de vereança durante um dia. Também foram sorteados os cargos da Mesa Diretora, ficando assim designados: Aloísio José Angst (presidente), Antônio Carlos Diel (vice-presidente), Maria Glória Puhl Pellenz (1ª Secretária) e Luiz Carlos Frantz (2º Secretário). Os (as) demais vereadores (as) idosos (as) participantes foram: Adilo Bruno Kunrath, Ernesto Francisco Rademann, Ivo Schneider, Ivone Maria Hoss e Jacinta Rosa Schmidt. A Sra. Diva Maria Kolling, a qual havia sido escolhida como vereadora e vice-presidente, não pôde estar presente, sendo a cadeira vaga ocupada pelo suplente Sr. Antônio Carlos Diel.
Os (as) vereadores (as) idosos (as) escolhidos (as) apresentaram, apreciaram e votaram 17 indicações e 01 moção, as quais seguiram como sugestão para a Mesa Diretora desta Casa Legislativa, sendo encaminhadas posteriormente ao Executivo Municipal, junto as Coordenadorias competentes, conforme solicitado, a fim de serem atendidas as propostas apresentadas. A moção também foi encaminhada ao seu respectivo destinatário.
Nesse sentido, teve-se a apreciação da seguinte matéria:
INDICAÇÕES,sendo todas aprovadas por unanimidade de votos:
Protocolo n° 15.204/083, do vereador Adilo Bruno Kunrath e da vereadora Diva Maria Kolling,nos termos regimentais vigentes, sugerem que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura do Interior, providenciem o patrolamento, encascalhamento e demais melhorias necessárias, no estacionamento da sociedade da comunidade de Lajeado Vieira (antiga escola).
Protocolo n° 15.205/084/19, da vereadora Diva Maria Kolling,nos termos regimentais vigentes, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, que conceda um auxílio financeiro para a melhoria da churrasqueira e aquisição de mesas e cadeiras para a sociedade da comunidade de Lajeado Vieira, uma vez que o grupo de idosos da referida comunidade usufrui deste espaço.
Protocolo n° 15.206/085/19, da vereadora Jacinta Rosa Schmidt,nos termos regimentais vigentes, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura competente, providenciem as devidas melhorias no asfalto na vila da comunidade de Linha Bom Fim.
Protocolo n° 15.207/086/19, da vereadora Jacinta Rosa Schmidt,nos termos regimentais vigentes, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura competente, providenciem a construção de três paradas de ônibus, ao longo da estrada pavimentada com asfalto, na comunidade de Linha Bom Fim.
Protocolo n° 15.208/087/19, da vereadora Jacinta Rosa Schmidt,nos termos regimentais vigentes, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura competente, providenciem a instalação de uma academia ao ar livre na comunidade de Linha Bom Fim, junto à escola que está desativada.
Protocolo n° 15.209/088/19, do vereador Adilo Bruno Kunrath,nos termos regimentais vigentes, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, estude a viabilidade de conceder transporte gratuito de ônibus aos grupos de idosos do município, para participarem das festas da terceira idade nas comunidades.
Protocolo n° 15.210/089/19, do vereador Ernesto Francisco Rademann,nos termos regimentais vigentes, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, estude a viabilidade da construção ou destinação de um local de espera apropriado para os idosos, pois muitos se deslocam do interior para a cidade e acabam muitas vezes esperando até tarde para retornarem para as suas casas.
Protocolo n° 15.212/091/19, da vereadora Ivone Maria Hoss,nos termos regimentais vigentes, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, estude a possibilidade de instalar assessórios para idosos e cadeirantes (barras de apoio e corrimão), nos banheiros na Sociedade São José, da comunidade de Linha Vênus, atendendo desta forma a solicitação do Grupo de Idosos que ocupa este espaço (ou clube) para lazer e seus encontros regulares.
Protocolo n° 15.213/092/19, da vereadora Ivone Maria Hoss,nos termos regimentais vigentes, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, estude a possibilidade da colocação de pedra brita no pátio da Sociedade São José, da comunidade de Linha Vênus (em torno de 08 cargas), para evitar a formação de barro em dias de chuva quando há eventos festivos.
Protocolo n° 15.214/093/19, da vereadora Ivone Maria Hoss,nos termos regimentais vigentes, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura do Interior, providenciem a pavimentação e encascalhamento, com urgência, da estrada de acesso ao município de Tuparendi, desde a entrada da propriedade do Sr. Jacó Strieder até a do Sr. João Pedro Haubert, na comunidade de Linha Vênus.
Protocolo n° 15.215/094/19, do vereador Luiz Carlos Frantz,nos termos regimentais vigentes, com a associação do vereador Ivo Schneider, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Desenvolvimento e Assistência Social, ou através do Conselho Municipal do Idoso, para que seja viabilizada a compra de cadeiras de rodas, muletas, andadores, bengalas, dentre outros itens afins, para serem repassados a Associação Municipal dos Aposentados e Pensionistas de Santo Cristo- APOSC. A Associação tem muitas dificuldades para atender todas as pessoas com dificuldades de mobilidade, pois a demanda destes itens é cada vez maior. As pessoas hoje em dia vivem mais e por isso a procura por estes itens também aumentou e o seu tempo de uso também, em muitos casos, é extenso. O estoque de peças que a Associação empresta gratuitamente aos interessados, muitas vezes não consegue mais atender a demanda de pedidos. Neste sentido estamos fazendo esta indicação para atender cada vez mais as pessoas necessitadas.
Protocolo n° 15.216/095/19, do vereador Luiz Carlos Frantz,nos termos regimentais vigentes, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura do Interior, providenciem com a maior brevidade possível, a recuperação da estrada de acesso entre as comunidades de Linha Divisa e Linha Mirim, que faz a divisa entre os municípios de Santo Cristo e Santa Rosa. O referido trajeto tem um longo histórico de abandono por ambos os municípios. A solicitação ora feita a esta municipalidade, em atenção a este trajeto, se dá em função que de fato ele é mais usado por moradores dos dois municípios para vir a Santo Cristo, trazendo para tal produtos e gerando receita ao município.
Protocolo n° 15.217/096/19, do vereador Luiz Carlos Frantz,nos termos regimentais vigentes, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura Urbana, estudem a possibilidade de criar rampas internas de travessia nos canteiros centrais das quadras na Rua Dom Pedro II, onde não foram construídas as faixas elevadas. São vários locais que, especialmente os idosos, quando querem atravessar a rua, não conseguem faze-la, em função do referido canteiro.
Protocolo n° 15.218/097/19, da vereadora Maria Glória Puhl Pellenz,nos termos regimentais vigentes, com a associação do vereador Ivo Schneider, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura competente, providenciem a devida demarcação e sinalização das vagas de estacionamento reservadas para pessoas com necessidades especiais, próximo as instituições bancárias, farmácias e locais de fisioterapia, especialmente no centro da cidade.
Protocolo n° 15.219/098/19, da vereadora Maria Glória Puhl Pellenz,nos termos regimentais vigentes, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, estude a viabilidade de disponibilizar transporte gratuito para buscar e levar as pessoas com necessidades especiais que residem na zona rural do município, pois muitos não têm condições de andar de ônibus ou não tem ninguém para levá-las, como por exemplo, às reuniões mensais do Grupo das Pessoas com Deficiências Sempre Unidos.
Protocolo n° 15.220/099/19, do vereador Aloísio José Angst,nos termos regimentais vigentes, com a associação da vereadora Jacinta Rosa Schmidt, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura do Interior, providenciem melhorias no calçamento da Vila Bom Principio Baixo, com uma massa asfáltica ou outro produto adequado. O calçamento apresenta muitos desníveis e dificulta o trânsito de carros e caminhões, o transporte do leite, de ração para suínos e do gado de corte, além de fertilizantes. O movimento é muito intenso nessa região, justificando-se assim a reforma dessa pavimentação. Bocas de lobos danificadas e registros de água no meio da rua oferecem sérios riscos à população e devem também serem revistos e consertados.
Protocolo n° 15.221/100/19, do vereador Ivo Schneider,nos termos regimentais vigentes, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, oficie ao Executivo Municipal, junto a Coordenadoria de Obras e Infraestrutura do Interior, providenciem a abertura das valetas, para não entupir os tubos, nas propriedades da Sra. Gisela Heinen e do Sr. Arsênio Back, seguindo também a estrada que passa pela propriedade do Sr. Martinho Diel, Nicolau Seger, até a ponte e no outro lado da rua, na propriedade do Sr. José Luis Seger, na comunidade de Linha Rolador Alto.
MOÇÃO,sendo aprovada por unanimidade de votos, com a associação de todos (as) os (as) vereadores (as):
Protocolo n° 15.211/090/19, do vereador Ernesto Francisco Rademann, nos termos regimentais vigentes, sugere que a Mesa Diretora desta Casa, depois de ouvido o Plenário, envie uma Moção de Congratulações ao Sr. Baldur Luiz Bohrer, parabenizando-o pela comemoração dos 31 anos de existência do programa Esquina da Alegria na Rádio Regional, transmitido todos os domingos, das 07hs 30 min. às 09hs 30min.
Ao finalizar, o vereador idoso Aloísio José Angst e o presidente Luiz Carlos Sanabria Velasquez, agradeceram a presença de todos (as) e convidaram para a próxima sessãoordinária a ser realizada no dia 05 de agosto de 2019, com início às 18hs e 30 min. na Sala das Sessões Ver. Pedro Kreutz.
|