Santo Cristo, quinta-feira, 09 de dezembro de 2021 Telefone (55) 3541-1365

Horários da Coleta de Lixo

A coleta de resíduos sólidos (lixo) vem sendo aperfeiçoada constantemente pelo Município. Além da coleta realizada normalmente na cidade, praticamente todas as comunidades do interior são atendidas pela coleta que continua sendo feita pelos servidores da própria Secretaria de Obras. Após a aquisição do caminhão compactador, houve alterações de datas e de roteiros de coleta na cidade. A coleta passou a ser feita na cidade também aos sábados. Na rua Dom Pedro II a coleta é feita diariamente. À sua esquerda, no sentido pórtico - Vila Operária, a coleta é feita às segundas, quartas e sextas-feiras. À sua direita, considerado o mesmo sentido, a coleta é realizada às terças, quintas e sábados.

No interior do município a coleta é realizada no período da manhã, de acordo com a tabela abaixo:

Terças-feiras:
Primeira do mês: La. Júpiter, Vila Sírio, Da. Belinha, Bananeiras, La. Castor e Erval Novo;
Segunda: Vila Sírio; Sírio Nordeste ate Esquina Andrade; Dona Belinha e Bananeiras;
Terceira e quarta: Vila Sírio; Dona Belinha; Bananeiras e Linha Orion.

Quartas-feiras:
Primeira do mês: La. Alma, Born Princípio Alto, Born Princípio Baixo, La. Bernardo e famílias Hippler e Kielling;
Segunda: La. Alma, Born Princípio Alto, Born Princípio Baixo e Lajeado Vieira;
Terceira e quarta: La. Alma, Born Princípio Alto e Bom Princípio Baixo.

Quintas-feiras:
Primeira do mês: La. Seca Alta, La. 12 de Maio, La. Torta; La. Guaraipo Alto e Guaraipo Baixo;
Segunda: La. das Antas, Rolador Alto, Três Lajeados (por fora) e La. Salto;
Terceira: La. Larga e Belinha Centro (até João Thume);
Quarta: La. das Antas, Rolador Alto, Rolador Baixo, Três Lajeados (pelo asfalto), La. Salto e La. Divisa.

Sextas-feiras:
Primeira do mês: La. do Rio, La. Entrada e La. Arnoldo;
Segunda: La. Divisa, La. Taquaruçu e La. Mirim;
Terceira: La. Central, pela Granja Gerhardt, La. Vênus, La. Saturno e Belinha Centro;
Quarta: La Born Fim, Vila Laranjeira, La. Leste; La. Jaçaroaba.

O serviço de coleta de lixo atende ao interesse coletivo de toda população. Por isso, é de fundamental importância que cada cidadão/ã use o bem senso em prol da coletividade. Nesse sentido, a Secretaria de Obras e a vigilância sanitária solicitam que o lixo a ser recolhido seja ensacado, que esta embalagem seja amarrada, e que seja levado até o local da coleta apenas no turno em que esta é realizada. O depósito em momento inadequado pode levar animais ao local que podem rasgar a embalagem espalhando o lixo, inclusive sobre o passeio público utilizado pelo pedestre, criando, em conseqüência, problemas de saúde pública, à circulação de pessoas e à imagem da cidade em que o cidadão/ã reside.
Todo lixo jogado no ambiente passa a ser um problema de saúde pública. Converse com os vizinhos, contate com os setores da Prefeitura e leve o lixo ao local somente nos dias de recolhimento.

Críticas, sugestões ou elogios podem ser feitos diretamente aos setores da Prefeitura envolvidos com o tema: Secretaria de Obras - fone: 3541-1176; email: obras@santocristo.rs.gov.br; vigilância sanitária: fone: 3541-1190; email: visa@santocristo.rs.gov.br.